sábado, 15 de março de 2008

AUSENTE - Vila Faia

O tema "AUSENTE",do album ENCORES FADO Live, em versão instrumental e em versão cantada, com poema de Jorge Fernando e música de Custódio Castelo interpretado por Margarida Guerreiro, integra a banda sonora da nova novela da RTP1 - VILA FAIA ( exibida aos Sábados e Domigos as 18:30 ).
Este tema existe há cerca de vinte anos, surgindo primeiro a versão instrumental ( registada no album de instrumentais Tempus de Custodio Castelo ), foi já intrepretada por vários cantores, Jorge Fernando, Matilde Pereira, Cristina Branco, Marina Mota e agora por Margarida Guerreiro.
Visite os seguintes sites para ouvir este tema :
Ausente
Poema – Jorge Fernando
Musica – Custodio Castelo
Adeus, oh minha gente
Vou fazer-me à dura estrada
Minh’alma ardentemente
Quer erguer-se e está prostrada.
Longe está meu horizonte
Uma luz resta-me ao longe
Qual fogueira em alto monte.
Adeus oh minha gente
A quem vejo arrependidos
As mãos que me negaram
Já mas deram como amigos.
Mas dentro de mim arde
Um sossego abrasador
Do Alentejo em fim de tarde.
Adeus, oh minha gente
Venham ver-me à despedida
Nasci no lado errado
No lado errado da vida.
Partindo, fico ausente
Nem memória vou guardar
Adeus oh minha gente…. Adeus……………………….

1 comentário:

ze ricardo disse...

Era importante k toda a nossa gente percebe se a importancia dum fado...a maneira como os grandes poetas,como o jorge colocam as palavras...embora esteja ao alcanse de todos perceberem e ouviram palavras como "minha gente""despedida""sentimento""lisboa" ou ate mesmo aquele so nosso palavrão "saudade",so esta ao alcanse de alguns como o jorge conseguirem encaixa-los no poema certo...tenho o prazer de conhecer tão grande compositor e musico,ou não seria ele um homem da minha terra...tempramental mas companheiro e transporta dentro de si um torbelhão de sentimentos,k faz dele uma referencia para todos nos.
Agora para quem consegue tão bem exprimir tão grande poema,como voçe Margarida,os meus humildes Parabens...pois não é so saber cantar.é preciso saber sentir,saber partilhar...e isso voçe faz de uma forma fantastica,quase unica...quem canta assim não pode ser nunca, menos do k alguem extraordinario...e não a conhecendo-a,lhe digo é concerteza um prazer e um orgulho partilhar o k,quer k seja consigo...Muitos Parabens

Ze Ricardo (barreiro 1973)